SUSTENTABILIDADE

A Acrimax trabalha com atenção total no gerenciamento de resíduos e controles ambientais com o objetivo de garantir o melhor desempenho nas atividades produtivas, assim como na destinação correta dos resíduos finais, se responsabilizando por todo ciclo de vida do acrílico.

A emissão de gases provenientes do processo produtivo são controlados diariamente com sistema de lavagem dos gases e as taxas de emissões são controladas pelo equipamento TESTO 310 - Analisador de gases de combustão. O tratamento também é realizado na água resultante dessa lavagem, sendo tratada com carvão ativado de forma a reciclar essa água e fazer o reuso.

O uso consciente dos recursos naturais e a adoção de uma postura responsável com o meio ambiente e a sociedade são parte dos valores da empresa.

Além desses exemplos de ações, também temos outros projetos implementados na gestão da Acrimax que reforçam essa filosofia de sustentabilidade, tais como:
 
 
 
 
AUTO SUSTENTÁVEL

Em 2019, foi implantado placas de energia solar pelo sistema OnGrid para fornecimento de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica visando suprimir 97% da demanda elétrica da fábrica e matriz administrativa. A produção de chapas acrílicas se tornou praticamente auto sustentável energeticamente, com o mínimo de impacto ambiental, tornando a empresa mais limpa e amiga do planeta. A potência do sistema alcança 34,98 kWp, com produção de energia de 4,24 MWh/mês. A energia solar pode ser aproveitada ao máximo, pois foi instalada na área mais alta da propriedade onde há maior incidência de raios solares. Outro grande fator de aproveitamento é a região nordestina, onde temos período com sol na maior parte do ano.
 
SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

A sustentabilidade econômica é focada no qualitativo e na busca do bem-estar do ser humano. Está diretamente ligada à ética, sendo referente ao bem, à justiça e a virtude, sendo a palavra consciência de grande importância para nós. Visamos as políticas de bem-estar em relação aos nossos funcionários, seguindo regras e leis trabalhistas, com todos os direitos garantidos dos mesmos, preservando a ética e inclusão, revisando nossos valores e propósitos, visando a equidade e igualdade de oportunidades. Todos nós ganhamos muito com essa atitudes, pois teremos uma economia sustentada por bases estáveis e seguras, com um meio ambiente preservado e com garantia para as próximas gerações.
 
LOGÍSTICA REVERSA - "MEU ACRÍLICO NÃO É LIXO"

O sistema de logística reversa é um dos pontos mais importantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Está ligado diretamente ao princípio da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos entre fabricantes, comerciantes, consumidores e poder público. Sabendo que a vida útil do acrílico é de, pelo menos, 10 anos, foi criado um projeto para que possamos dar o melhor destino e poupar o meio ambiente de intervir nesse processo. O "Meu acrílico não é lixo!", mensalmente, coleta em empresas locais e de outros estados, toneladas de aparas de acrílico provenientes da sobra dos cortes ou de descarte próprio. Para incentivar essas empresas a não descartarem em lixos comuns, trocamos a cada 357kg de sucata por um vale compras em Chapas Acrílicas com avaria. O material é coletado e armazenado em containers apropriados, logo após encaminhado para uma empresa responsável pelo processamento e reutilização correta desse resíduo. Nossa responsabilidade ambiental se tornou uma responsabilidade coletiva!
error: Content is protected !!